Assim devem ser as novas vans do "transporte alternativo" Foto:ThiagoBrito/PMJG
A prefeitura de Jaboatão dos Guararape tem 30 dias (a partir de 1 de junho) para implantação do sistema de bilhetagem eletrônica em veículos de pequeno porte do município. A recomendação é do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e tem o objetivo de integrar o sistema municipal de transporte ao metropolitano, possibilitando aos usuários acesso aos terminais integrados e ao metrô. A iniciativa é dos promotores de Justiça Édipo Soares Cavalcante Filho e Ana Luíza Pereira da Silveira Figueiredo.
De acordo com o texto da recomendação, postos devem ser criados para a venda dos cartões e as linhas passarão por uma reordenação enquanto o sistema é instalado, fazendo com que os veículos equipados realizem a rota dos trabalhadores. O Consórcio Grande Recife deve disponibilizar imediatamente os cartões aos servidores públicos cadastrados do município. A prefeitura municipal deve cumprir as responsabilidades assumidas no Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa firmado com o Consórcio Grande Recife em fevereiro. Na ocasião, a gestão do município se comprometeu a habilitar o funcionamento da bilhetagem eletrônica.
Para expedir a recomendação, os promotores de Justiça levaram em consideração um decreto municipal, que prevê, até 30 de abril, a presença dos equipamentos de bilhetagem eletrônica em todos os veículos da frota do sistema de transporte público de pequeno porte. No entanto, segundo o MP, até hoje apenas 32% dos permissionários da cidade estão aptos ao novo sistema, sendo que o restante teve problemas no cadastramento ou ainda não o realizou, mas continuam rodando pelo município.
A não adesão de todos gerou um desequilíbrio entre os permissionários. Aqueles que tiveram gastos com a regulamentação, reclamam por ainda não ter o valor revertido, pois o sistema ainda não foi implantado.
Édipo Soares ressaltou que entre as vantagens proporcionadas aos usuários pela bilhetagem estaria uma possível modernização do sistema, uma vez que a partir dessa informatização “o município poderá realizar uma analise mais eficiente da qualidade do serviço de sua malha viária.” O MPPE vai aplicar as penalidades necessárias aos permissionários que não se adequarem ao novo sistema, inclusive solicitação de cassação da permissão de funcionamento.
Desde o final de fevereiro a prefeitura de Jaboatão está recadastrando os veículos permissionários, em torno de 400, para adequar a frota ao acertado entre coopertativas, município e Consórcio Grande Recife para a implementação dos cartões eletrônicos e a integração do sistema de Jaboatão ao vigente na região Metropolitana. O cadastramento tinha inicialmente prazo até 31 de março. Este prazo foi prorrogado, mas estamos em junho e os problemas das vans continuam exatamente iguais a fevereiro.
Nova prorrogação
Dia 24 de maio a Prefeitrura de jaboatão promoveu uma reunião para informar que o cadastramento foi novamente prorrogado até o dia 15 de junho. A PMJG informa que 307 dos 386 permissionários foram cadastrados, mas apenas 120 estão com os equipamentos necessários à bilhetagem eletrônica.
O que dirigentes da classe pedem é que a prefeitura exija para o recadastramento a instalação dos equipamentos, para viabilizar o cumprimento à lei 730/2012, que dá validade a um protocolo assinado com o Grande Consórcio Recife.
Novo sistema
pelo acertado com o Consórcio, Prefeitura e Cooperativas de transporte do município, as antigas vans devem ser substituídas por micro-ônibus modernos, adaptados para o sistema de bilhetagem eletrônica e com elevadores para portadores de deficiência. Infelizmente, não é o que se vê nas ruas. Quem investiu em equipamentos reclama da demora da inserção dos outros permissionários, defendendo o fim imediato do prazo de recadastramento. “Quem tem condições fica no sistema, quem não tem deve cair fora”, diz um permissionário que não quer se identificar. “nós estamos investindo muito alto e a Prefeitura não consegue nem cadastrar a frota”, reclama.
Outra reclamação dos motoristas é a situação das ruas. Enquanto as ruas principais estão sendo melhoradas, as da periferia continuam em péssimas condições. “Os ônibus não entram nas comunidades”, diz o mesmo permissionário. “Quem entra em todo buraco são as vans. Agora, vamos ver quanto tempo vão durar os novos veículos na lama e na buraqueira”, finaliza.
Usuários
Se os permissionários reclamam da demora da Prefeitura de Jaboatão em fazer a sua parte para diminuir o caos reinante no transporte público de passageiros do município por veículos de pequeno porte (vans), entre os usuários as reclamações são muito maiores. Entre as queixas está o estado lastimável de parte da frota de vans, mas a quase totalidade das reclamações refere-se ao despreparo de motoristas e cobradores. Fecham veículos no trânsito, andam em alta velocidade, desrespeitam as leis do trânsito, circulam com portas abertas e não respeitam horários. “Deviam recadastrar os motoristas e cobradores, isso sim”, diz Ana Vieira, usuária e moradora de Piedade. “Ando porque preciso, mas parece um transporte de bicho”, reclamou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário