29 de abr. de 2012

Ciclistas vão protestar pedindo ciclovias em Jaboatão


Os integrantes do "Movimento Ciclovia Já" realizarão na próxima terça-feira (01), passeio ciclístico para exigir mais faixas exclusivas para bicicletas em Jaboatão. O integrantes do movimento prometem pedalar pelas principais ruas da zona sul e fazer uma parada por volta das 9h em frente a prefeitura, em Prazeres, para reivindicar a implementação de mais ciclovias.


Atualmente, Jaboatão possui apenas 800 metros de ciclovia, na Av. Beira Mar, em Piedade. Os integrantes do movimento explicam que vários ciclistas são atropelados no município em virtude da ausência de ciclovias. 

Em novembro do ano passado, após postagem do nosso blog abordando o problema, a prefeitura de Jaboatão ficou de analisar a possibilidade de implementar ciclovias na Av. Bernardo Vieira de Melo. A via foi requalificada, mas as ciclovias não chegaram. O município também prometeu que a Av. Ayrton Senna ganharia ciclovias, mas a requalificação já está quase no final e até agora nada de ciclovias também...

28 de abr. de 2012

Moradores da rua Jorge Cahu, em Piedade, pedem atenção da PMJG


Os moradores da Rua Jorge Cahu, em Piedade, estão desesperados. Mandaram e-mail para todas as redações relatando as péssimas condições da rua, onde falta saneamento, drenagem e calçamento. Vejam o relato do povo:
“Segue em anexo fotos de algumas das fossas que estão entupidas e estão dando retorno aqui na rua Jorge Cahu. Essas fossas estao dando focos de mosquitos, larvas de dengue e mau cheiro, pois estão a céu aberto.

Temos uma situação de esquecimento aqui nesta área de Piedade. Já solicitamos providências aqui na Regional das Praias pelos protocolos 6086 e 6085. Gostaríamos de saber quando podemos ter um retorno das autoridades competentes, pois a situaçao aqui na rua quando chove fica ainda pior, pois a mesma enche em mais de um metro.

A  segurança das pessoas também está em jogo, pois a rua tem tantos buracos que é impossível a locomoçao com nossos veículos. Não temos asfalto e tememos o fato de a drenagem da Rua do Loreto possa desembocar aqui nessas galerias entupidas e sem tampas. Aí, nesse caso, será o caos!
Em nome de toda a comunidade da região, gostariamos de saber do Sr. Elias gomes e de seus respectivos secretaários de obras, o porquê de tanta demora. Por que só depois de alguma tragédia é que as autoridades agem? O problema dessa rua não é novidade para ninguém! Então, como cidadão e contribuinte do segundo município mais rico do estado (que de nenhuma maneira deveria estar neste estado, pois saneamento básico é direito de todos), solicitamos uma intervençao!
Atenciosamente, Julio Cezar Cerqueira - Piedade"



27 de abr. de 2012

Árvores cortadas “por engano” em escola de Jaboatão


Serviço previa apenas poda. Ação aconteceu um dia após aprovação do Código Florestal


Deveria ser um serviço comum de poda de árvores. Mas não foi bem isso que aconteceu, na manhã de ontem, numa rua residencial do bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Um dia depois de a Câmara dos Deputados Federais aprovar o novo Código Florestal, em Brasília, pelo menos duas árvores foram cortadas por motivos pouco justificáveis no terreno de uma escola municipal. A denúncia partiu de uma moradora vizinha, que não quis se identificar.

O exemplo de descaso com a natureza aconteceu no pátio do Colégio Municipal Visconde de Suassuna, localizado na rua Maria Rita Barradas. Cinco árvores deveriam ser somente podadas, mas uma goiabeira e um coqueiro foram completamente arrancados. Funcionários da escola disseram que, pelo fato de os galhos se projetarem para a calçada, marginais conseguiam escalar os vegetais e invadir o espaço, e que, por isso, teria sido solicitado o corte de ambas. Outro motivo apontado seria a realização de uma reforma na unidade escolar, com a melhoria da iluminação, antes prejudicada pela barreira de folhas que encobria a fachada do colégio.

No entanto, o coordenador de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos de Jaboatão dos Guararapes, Aguinaldo Sena, explicou que não deu autorização para que a ação fosse tão longe. “É comum que as pessoas nos solicitem a poda de árvores quando é para proteger telhados e mu­ros de ca­sas. Mas a autorização que a equipe tinha era só para podar. A erradicação (corte) só poderia ter acontecido com um parecer técnico ou num caso extremo, se alguma árvore estivesse caindo sobre o muro. A empresa (terceirizada que realizou o serviço) errou”, disse, surpreso quando a reportagem da Folha de Pernambuco lhe comunicou a ocorrência.

De acordo com a moradora que denunciou o descaso ambiental, os serviços começaram às 8h e destruíram um patrimônio da própria comunidade. “As árvores eram bonitas, faziam sombra. Não vejo motivo nenhum para cortá-las, ainda mais numa escola. Sou professora e, onde trabalho, incentivo o respeito à natureza”, disse. Ontem, no momento da ação, funcionários e estudantes do colégio observavam, de longe, o serviço.

O coordenador de Limpeza Urbana do município, Aguinaldo Sena, se comprometeu a apurar o erro e garantiu que a empresa terceirizada deve se responsabilizar pelos danos do serviço executado a mais. Já a Secretaria de Educação do município informou que a reforma citada por funcionários da escola foi concluída no início do ano e que, em momento algum, foram necessárias intervenções nas árvores do terreno. Procurada pela Folha, a diretora do colégio preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Morador denuncia que a energia do Conselho Tutelar de Jaboatão foi cortada por falta de pagamento.


Denúncia enviada pelo Sr. José Soares.

Enquanto a gestão municipal da cidade de Jaboatão dos Guararapes divulga nos meios de comunicação que a cidade vive um momento de primeiro mundo, a sede do conselho tutelar de Jaboatão centro está desde de quinta feira passada sem energia elétrica, “MOTIVO” débito. Os conselheiros estão encaminhando as pessoas para serem atendidos em outros Conselho Tutelar, até a prefeitura quitar esse débito com a Celpe, a Prefeitura está com tantas obras que esqueceram de pagar essas três contas da CELPE. VALOR das três contas R$ 763,30.

26 de abr. de 2012

Morador reclama de irregularidades no Conjunto Habitacional Olho D'água




Habitacional Olho D'água: 330 unidades já foram entregues
Um leitor do blog que pediu para não ser identificado, entrou em contato para denunciar supostas irregularidades no Conjunto Habitacional Olho D'água. O habitacional está sendo construído em Cajueiro Seco - Jaboatão e abrigará as 1.378 famílias que serão retiradas das margens da lagoa. Veja o que o leitor, que também é morador da área, nos disse:

"Boa Noite Herbert!

Por meio desta, gostaria de externar toda minha revolta com o descaso e desperdício do nossos impostos. As obras do habitacional Lagoa Olho d'água tocadas pela ESCAVE e a Cinzel, em Cajueiro Seco, é um caso para o MPPE acompanhar de perto. 

Temo pela segurança destes habitacionais! Digo isto porque as obras de pavimentação e drenagem com menos de um ano já estão destruídas. Um pequeno trecho de cerca de apenas 15 metros não foi calçado que liga a Rua A e a Rua B dando acesso à padaria. Para se ter uma ideia, bastou uma pequena chuva e assoreou toda a canaleta da Rua A porque taparam as mesmas sem retirar o resto de entulho das obras. 

Na rua Calumbí, a chuva derrubou as paredes da canaleta e a construtora colocou um pouco de cimento e não refez as mesmas, que agora estão com menos de trinta centímetros, pois se encontram desmoronadas e vão colocar as tampas assim mesmo para que ninguém veja a meia sola sendo feita. 

Sem falar que estão colocando as lixeiras dos prédios sem critério algum, na frente das casas das pessoas que moram aqui há mais de 30 anos! Pagamos impostos altíssimos e estão rasgando o nosso dinheiro com uma obra mal feita, e que retira nossa tranquilidade e dignidade. Teremos lixo na nossa face sempre que acordarmos. ONDE ESTÃO OS ENGENHEIROS DA CEHAB PARA FISCALIZAR? Exijo que justifiquem os vencimentos de vocês barrando estes descalabros. Iremos ao MP denunciar todo este desperdício".

Morador denuncia falta d’água a 4 anos em comunidade de Ponte dos Carvalhos.



Aqui como todos sabem, o nosso blog tem como objetivo a prestação de serviço em defesa dos direitos do cidadão. Recebemos hoje uma denúncia do leitor Jakson Sercônio, leiam o e-mail notícia.
“Boa tarde. Venho através deste, fazer um apelo, pois estamos com uma certa dificuldade, estamos precisando de um apoio de vocês. A um certo problema na comunidade daqui de Ponte dos Carvalhos por falta de água. Aqui na avenida Miguel Arraes,  próximo ao colégio José Clarindo está a mais de 20 dias que está sem água, está ficando difícil até de ir trabalhar. Na minha casa esta a um ano sem chegar água e quando entramos em contato com a Compesa, eles mandam irmos à prefeitura  e quando chegamos na prefeitura, eles mandam irmos na Compesa e quem está sendo prejudicado somos nós. Por favor nos ajudem em nome da comunidade.” 
 
Jakson Serconio.  
 
Entramos em  contato com o Sr. Jakson e ele foi muito mais além, contou que mora a 4 anos em um loteamento na Rua 1, próximo ao Colégio José Clarindo Gomes, em Ponte dos Carvalhos e diariamente tem que enfrentar filas na madrugada para poder pegar água. Na época em que comprou o lote, foi prometido água e luz, no entanto só entregaram a luz e a todo esse tempo, a comunidade sofre com o descaso.
Como podemos viver sem um bem tão básico? Isto é um absurdo!

25 de abr. de 2012

Confira a entrevista de Luiz Carlos Matos no programa Pedro Paulo na TV

24 de abr. de 2012

Morador de Piedade denuncia descaso da Prefeitura de Jaboatão na Rua Professor Jorge Cahu.


Recebemos agora a tarde (24/04), a denúncia do morador e leitor do nosso blog, sr. Júlio Cezar, que pede desesperadamente a atenção da Prefeitura de Jaboatão com os moradores da região.

Segundo o morador, as fossas que estão entupidas e estão dando retorno na rua, tem focos de mosquitos e larvas de dengue, além do mau cheiro  por conta dos bueiros estarem a céu aberto.
Comentários do morador:
“Temos uma situação de esquecimento. Conforme já solicitado anteriormente aqui na regional de praias pelos protocolos : 6086 e 6085. Do dia 19/04/2012. Gostariamos de saber quando podemos ter um retorno das autoridades competentes, pois a situação aqui na rua quando chove fica ainda pior !!!! Pelo fato da rua encher em mais o menos 1.5 metros. A  nossa segurança também estar em jogo, pois a rua com tantos buracos é impossível a locomoção mais ágil de nossos veículos na rua. Por favor nos socorra enquanto a chuva nao castigue mais uma vez nossas vidas. Aqui não tem asfalto e tememos o fato de a drenagem da rua do Loreto, possa desemborcar aqui nessas galerias entupidas e sem tampas ai nesse caso será o caos !!!”
 
“Em nome de toda a comunidade aqui dessa região, gostaríamos de saber do Sr. Elias Gomes e de seus respectivos secretários de obras, o porque de tanto tempo, o porque que só depois de alguma tragédia é que as autoridades agem? O problema dessa rua não é novidade para ninguém! Então como cidadão e contribuinte do segundo município mais rico do estado que de NENHUMA MANEIRA DEVERIA SE ENCONTRAR NESSE ESTADO, POIS SANEAMENTO BÁSICO é DIREITO DE TODOS OS CIDADÃOS!!!!!”
 

Solicitamos uma intervenção !!!!
Atenciosamente,
Julio Cezar Cerqueira.