Nesta terça-feira, às 9h30, no Centro de Convenções de Pernambuco, auditório Tabocas, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizará uma audiência pública para discutir a recuperação das orlas marítimas dos municípios de Jaboatão, Recife, Olinda e do Paulista. O Relatório de Impacto Ambiental (Rima), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), com detalhes sobre as obras a serem executas, pode ser acessado no portal da Agência – www.cprh.pe.gov.br.
O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e integra a política pública de controle dos efeitos causados pelas mudanças climáticas. Será limitado ao Sul pela foz do rio Jaboatão, e ao Norte, pela foz do rio Timbó.
De acordo com o Rima, a erosão costeira é uma reação da natureza à urbanização. No litoral pernambucano, os processos erosivos são evidentes ao longo da costa, por isso, houve investimento em alternativas como pedras com função de quebra-mar, diques, espigões e muros de proteção. No entanto, com o tempo, estas soluções mostraram-se economicamente inviáveis, pois alteraram a dinâmica sedimentar, comprometeram a estética do local, interfiram na visão cênica e em seu valor econômico.
A audiência pública é uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental, e se destina a ouvir a coletividade sobre o empreendimento a ser licenciado. Uma equipe de mobilizadores sociais percorreu os quatro municípios diretamente afetados pelo projeto divulgando a audiência junto à população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário